sábado, 2 de abril de 2011

Edward Witten e a “Teoria de Tudo”


Edward Witten é considerado o sucessor de Einstein. Ele é o teórico das supercordas, o modelo que pretende ser a “Teoria de Tudo”. De equação em equação, Witten tenta unir em uma teoria os dois pilares da física moderna: a mecânica quântica, que descreve o mundo subatômico, e a teoria da relatividade, que compreende as grandes escalas do universo. O desafio desse modelo passou a ser conhecido como “Teoria de Tudo”.
Edward aposta na chamada teoria das supercordas, que contribuiu nos anos 1990, para união de diferentes versões das supercordas em uma só, a chamada Teoria M. Atualmente, parte da comunidade científica diz que esta é a melhor candidata a uma Teoria de Tudo. Concluindo: "Enquanto não se prova a existência das supercordas, a teoria é útil para entender melhor aquilo que nenhum outro recurso físico ou matemático consegue explicar".
De acordo com a física moderna, existem quatro forças fundamentais na natureza: a gravidade, o eletromagnetismo e as forças nucleares, fracas e fortes (entre subpartículas dos átomos). Já existe um modelo teórico que une três dessas forças: o eletromagnetismo e as forças nucleares. Este modelo se chama o "modelo padrão" e esta sendo testado com muito sucesso nos aceleradores de partículas. Falta unir as quatro forças, a gravidade e as outras três forças, em um único modelo teórico.
Como Einstein, Witten também tem a fama de ser brilhante na Física. A religião de Witten é a própria ciência. Em seus últimos anos de vida, ele sonha com a união das teorias. Edward não acredita que algum dia a teoria será publicada, nem que ganhará prêmios por isso, acredita que quando estiver velho, cientistas provarão ou descartarão sua teoria.
Se essa Teoria das Supercordas for realmente dita como a “Teoria de Tudo” será um fato muito importante para o ramo da Física, pois explica várias teorias em uma só, facilitando assim a vida de muitos físicos e matemáticos.
Por: João Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário