No Brasil ir a escola já foi algo bastante requisitado para alguns. Normalmente só iam as escolas crianças onde tivessem melhores condições financeiras, ou seja, pequena parte da população brasileira. Atualmente, com a abertura de escola públicas e sua facilidade de acesso, o numero de crianças fora da escola diminuiu bastante, o problema agora é o nível de aprendizado do aluno devido a péssima qualidade de ensino.
Por culpa das desigualdades sociais brasileiras, um aluno pobre que freqüenta as escolas de ensino público tem um nível bem mais baixo daqueles que freqüentam escolas particulares. A falta de compromisso dos professores e a sua má qualificação em sala de aula são um dos grandes culpados pelo baixo nível de aprendizado de um aluno de escola publica. Porém essa falta de compromisso nada mais é pela má remuneração de professores, onde trabalham recebendo salários baixíssimos sendo totalmente desvalorizados.
O governo nacional nesses últimos anos investiu bastante em construções de escolas públicas em bairros pobres, mas devido às maiores quantidades de alunos as escolas passaram a ficar mal equipadas e muitas delas não possuem material qualificado, o que é de extrema importância na preparação do aluno. Além disso, muitas dessas escolas possuem cargas horárias bem menores em relação às escolas de ensino particular, assim, aumentando as horas de estudo, os alunos absorveriam mais conhecimento.
Por ser um país emergente economica e socialmente, o Brasil apresenta seu lado social ainda em crescimento, sendo o aprendizado é a base para o futuro desse país. A melhoria da qualidade de educação e a melhor valorização do professor seria uma forma de desenvolver o país no que diz respeito a qualidade de vida e empregos.
Ana Heloísa Peixoto de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário