sexta-feira, 4 de março de 2011

A realidade da educação brasileira

O Brasil já consegue proporcionar educação fundamental à maioria das crianças, mas ainda a oferece sem a qualidade necessária, causando assim a evasão e o baixo desempenho escolar.
Sabe-se que um dos possíveis fatores para contribuição da melhoria da qualidade da educação no país é uma reestruturação dos locais de ensino, tanto físico como educacional, pois segundo o relatório da UNESCO o Brasil ocupa a 87º posição em virtude da evasão de estudantes após a 5ª série do ensino fundamental, com essas melhorias eles seriam incentivados a permanecer na escola.
As desigualdades sociais existentes geram um ciclo vicioso: quanto mais pobre é o aluno, menos chances ele tem de ter um ensino de qualidade. O problema da educação no Brasil é crônico, e a cada eleição ouve-se propostas de melhorias, mas pouco do que se promete é feito.
A melhoria da qualidade da educação, portanto, seria uma forma de promover o Brasil a uma potência, pois a educação é a base de qualquer desenvolvimento e então diminuiria a vasta evasão escolar e o baixo desempenho dos alunos.

                                               Pablo Eduardo Nikolais

Nenhum comentário:

Postar um comentário